terça-feira, 1 de junho de 2010

A diferença de um Pasquale Cipro Neto para um Sírio Possenti.



Se você faz letras, ou reflete sobre a língua, veja como é diferente a abordagem científica de uma abordagem prescritivista. Observe também como o discurso linguista começa a se infltrar e a mudar o discurso até mesmo dos gramáticos tradicionais, por mais que essa mudança seja apenas, e mal-ajambradamente, discursiva.
A visão neo-prescritivista nos é dado por Pasquale Cipro Neto, e a linguistica por Sírio Possenti e a do leigo por Juca Kfouri. Interessante notar que a visão superficialmente progressista, liberal de Cipro Neto, é fruto de uma luta hegemônica muito antiga (remonta, no Brasil, ao período de criação da literatura nacional), a qual os progressistas da língua vinham perdendo de lavada. Hoje parece que a situação começa a se inverter, os livros didáticos, mesmo que deficientemente, já começam a tratar dos fenômenos de variação línguística, temos um ícone da gramática tradicional que já "permite" que o povo se expresse como se expressa. Dizem que a vida é feita de pequenas vitórias, esta é uma vitória pequena.

Veja a entrevista de Pasquale Cipro Neto ao programa Juca Entrevista da rede ESPN, e em seguida a entrevista de Sírio Possenti, no mesmo programa, motivada por um artigo por ele escrito que analisa a entrevista de Pasquale. Esse artigo é de leitura proveitosa e prazerosa, e está disponível no blog do autor em http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI1817886-EI8425,00-Redundantemente.html

Entrevista Pasquale Cipro Neto:  parte 1, parte 2, parte 3.
Entrevista Sírio Possenti: http: parte 1, parte 2, parte 3.