terça-feira, 20 de outubro de 2009

O ensino da norma culta


Escolhi o espaço “blog” por acreditar que aqui, na internet, eu teria a possibilidade e liberdade de ensinar gramática da norma culta da língua portuguesa do Brasil, do jeito que eu acredito que deva ser ensinado. Não pretendo aqui tratar de outro assunto que não seja o ensino da norma culta, porém nos momentos em que a gramática tradicional se mostrar incoerente, problemática, não há saída, a não ser: compreendermos a incoerência, e para isso lançaremos mão sim das contribuições da ciência da linguagem humana, a linguística. Após conpreendermos a incoêrencia é muito mais tranquilo seguir adiante.

Outro problema sério, porém velho conhecido, que vem afetando de maneira negativa o ensino de língua portuguesa, desde já há muito tempo, é a total desvinculação entre língua e realidade, existente na sala de aula. Qual a serventia do aprendizado de um sistema de regras voltadas prioritariamente para língua escrita (ou oral em registros de alta formalidade, mas ainda sim não é a mesma norma que rege esta última) se os meus alunos não lêem livros, nem revistas, nem jornais. Se não lêem o que terão para escrever? Se não escrevem para que regras de escrita? Esse é um ciclo que eu vou chamar de ciclo da gramática vazia. O ensino da gramática de uma língua associada a considerações sobre seus usos sociais é de extrema valia para todo o processo educativo e não me refiro aqui a usos sociais apenas no sentido de variação regional, linguagem formal e informal, linguagem de internet, email. Nosso aluno pode aprender que a voz passiva não é apenas “O modo pelo qual o verbo expressa que o sujeito da oração recebeu a ação do verbo e forma-se pela locução verbal : verbo auxialiar + particípio do verbo principal no caso da voz passiva analítica e ...” A voz passiva pode deixar o verdadeiro sujeito, o chamado agente da passiva, escondido. Ao colocar o objeto do verbo na posição de sujeito, a voz passiva pode ainda destacar o efeito, obscurecendo a causa. A quem interessa esse tipo de mecanismo gramatical? Compare-se : A companhia de carros X demitiu Ymil funcionários com Ymil funcionário foram demitidos (pela companhia de carros X). Esse tipo de conhecimento, pode ser verdadeiramente prdutivo na hora da leitura das entrelinhas de um texto, e esse concerteza é um dos meus (e de muitos outros) objetivos pessoais como professor de português como língua materna.

É claro que o conhecimento científico parte de um estranhamento, um distanciamento do objeto em análise, no nosso caso a norma culta da língua portuguesa, mas esse distanciamento não pode ser tamanho que ofusque a realidade, pelo contrário, deve expô-la, fornecer ferramentas para sua compreensão crítica, ordenada. Se eu estudo a norma culta do português e isso não me ajuda a compreender e lidar melhor com o mundo ao meu redor, não me tem serventia nenhuma.


Finalizando, o que é pedido de nossos alunos e o nosso dever profissional de professores de lingua portuguesa para com eles, é o domínio da língua formal culta escrita, cujo estandarte, tristemente, é apenas a gramatica tradicional, então é isso que iremos ensinar, porém não precisamos perpetuar, como eu disse, o ciclo da gramática vazia. Com isso me despeço, abraço, Kainã Aguiar Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário